0

Na Sala com Tica Soares

 

Cassiano e um fã mirim

Cassiano e um fã mirim

ENTREVISTA COM CASSIANO GURGEL DE LIMA .

Como a maioria dos grandes campeões,o  jovem  Cassiano Gurgel de Lima iniciou cedo nas duas rodas.  O piloto caraubense transpôs

vários obstáculos, dentro e fora das pistas, e hoje, é um exemplo de dedicação e garra . Ele é  chamado “Cassiano Cross” .

Hoje, com 18 anos …é sucesso neste esporte radical …sempre carismático e sorridente.

Principalmente em Caraúbas ele é visto com uma celebridade ..crianças , jovens e adultos já adotam o autógrafo e é convidado para

entrevistas nas escolas..e chegando lá, o burburinho é grande.

 Eis a entrevista

 

1-Você tem muitos títulos em vários campeonatos  de Motocross. Isso é um objetivo? Tornar-se o maior campeão da região?

Nunca foi um objetivo meu ganhar o maior numero de títulos, ou os mais cobiçados prêmios do Motocross, se bem que nunca é ruim ganha-los, porém  o meu maior objetivo sempre foi correr e terminar bem (terminar inteiro como pai diz) para trabalhar na segunda-feira, isso já é uma vitória para mim.

2-Quando olha para o futuro até quando pensa em competir?

Até quando conseguir subir em cima da moto.

3-Como Caraúbas, vê os seus êxitos?

Alguns reconhecem o esforço, e a dedicação necessária para tais conquistas . Sempre quando coloco as fotos dos troféus na internet, são inúmeras as curtidas, e elogios (Deixo até meu muito obrigado a todos vocês). Esse ano ganhei inúmeros fãs mirins, quantas foram as cartas… (nunca tinha imaginado ter fãs). Eles foram os responsáveis por criar uma força incalculável, força essa que me fez dedicar ainda mais ao esporte. Percebi que podemos ser o espelho para alguém, no momento que uma criança chegou pra mim e disse: quando crescer quero ser igual a você, Não sabe a importância dessa pequena frase.  Mas por outro lado, tem pessoas que só criticam, falam que, com tudo que tenho era pra ser bem “melhor” (mas isso sempre existiu ). Nunca dei ouvidos a esse povo..

4-Quais são seus patrocinadores ?

O meu maior patrocinador na verdade é um PAITROCINADOR (PAI + PATROCINADOR) , que desde o inicio me apoia com a RCL PEÇAS LTDA e a Celcivan Peças. Atualmente conto também com o apoio da Clinica DNA. 

5-Que avaliação você faz de suas conquistas no esporte até agora?

Todas dependeram de grande esforço para conseguir. E lhes digo: Não foram fáceis!

6-Quais são suas próximas competições que você está planejando ainda neste ano e quais as já agendadas para 2014?

Esse ano ainda temos Paulista-PB dia 01/12, João Câmara-RN dia 15/12, e Brejo do Cruz-PB  dia 29/12 finalizando 2013. No inicio de 2014 temos Caraúbas-RN dia 12/01 e São Bento -PB dia 19/01

7-Que avaliação você faz do motocross brasileiro hoje em dia?

 O motocross Brasileiro ainda é apagado quando comparado a outros esportes, mesmo tendo um numero grande de admiradores não temos transmissão de campeonatos pela TV, o que restringe ainda mais sua divulgação, assim são poucos os que acreditam no motocross para patrocinar eventos  ou pilotos. No entanto, o numero de pilotos vem crescendo a cada ano, o que faz com que o esporte se espalhe e conquiste novos seguidores. Lembrando que estamos falando de um esporte onde o custo é um pouco alto, e muitas são as vezes onde a pessoa quer começar a correr mas não tem condições, ou começa e não se mantém.

1380450_452786898171021_1724505792_n

 

8-Tudo começou assim :conte um pouco de sua história no motocross

Tudo começou com a paixão por  motos herdada de painho, e foi se alimentando das corridas que ia assistir com ele desde pequeno. Quando completei  8 anos ganhei minha 1° moto uma KX 60cc (um dos dias mais feliz da minha vida), e dai em diante fui participando de competições, evoluindo até trocar a moto em uma KTM 85cc (última vez que mãe me viu correr) que logo depois foi trocada em uma CR 85cc onde passei mais de 2 anos competindo no RN,PB,CE e até umas no PE. Cresci mais um pouco e a Moto já estava pequena e compramos uma CRF 230, que passou pouco tempo até eu sofrer uma queda e ficar desmaiado por uns 30mim, e quando acordei  Mainha disse logo: “Venda tudo, não quero mais isso não” .Vendemos, passei um período de uns 6 meses sem moto, muito triste, estava tão triste que ela resolveu liberar para comprar uma moto pois não aguentava mais me ver daquele jeito.. E chegou a tão esperada YZ 250F onde comecei a disputar nas categorias mais altas do Motocross a MX2 e MX1 onde competi por aproximadamente 2 anos (nesse período sofri  uma queda em Itaú que resultou na quebra do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho direito) onde fui submetido a uma cirurgia de reconstrução do LCA.Passei  6 meses fazendo fisioterapia, e mais outros 6 tentando convencer a família a concordar na minha volta (ô coisa difícil). Daí  chegou a KTM 250F (sonho do tempo de menino) e Graças a DEUS me deu várias conquistas esse ano. Agora tenho  uma CRF 230 para disputar também na Categoria Nacional.  

10- Como seus pais administram essa sua paixão por este esporte tão radical e vc sendo tão jovem ?

Meu pai desde o inicio sempre esteve do meu lado, perdendo ou ganhando sempre estava lá, muitas vezes ficávamos apenas nós dois  contra toda família, que se preocupava com os riscos do esporte. Mãe só concordou até eu trocar a 1° moto e fazer saltos maiores (lembra mãe da primeira vez que me viu fazer a mesa? ). Mas sempre entendi sua preocupação, e cuidado comigo (mãe é mãe). Mas que mesmo assim também nunca saiu do meu lado, pedindo sempre proteção a DEUS  e coragem pra me ver correr. Ela falou que já está  bem pertinho de isso acontecer (já faz quase 1 ano que  fala isso). Esse fato de ser tão jovem nunca interferiu.

11-Conta um pouco da sua rotina diária, treinamento, estudo, diversão e namorada.

Acordo as 5hs20m para pedalar (bicicleta) por volta de 8KM, chego por volta das 6h,depois vou trabalhar na  loja (Celcivan Peças) onde trabalho das 7:30 as 11:30. Nas  terças e quintas é o treino  na pista RCL. A noite é faculdade da  UERN- Núcleo de Caraúbas ) onde curso Administração e depois é o encontro com a namorada . A diversão fica pra os dias de corrida.

12-Qual a sua maior alegria e maior decepção nas competições?

Quando consigo superar adversários mais fortes do que eu, a decepção é quando estou em uma boa colocação e vem a  queda.  (mas isso são coisas que acontecem ).

 

13-JOGO RÁPIDO

 Sua maior qualidade? Acho que a simplicidade e estar sempre alegre.

O que lhe deixa de mau humor?  Gente tentando passar por cima dos outros.

Seu maior defeito?  Ser muito exigente

Seus pilotos (motocross) preferidos? Swian Zanoni , James Stewart

Você não pode sair de casa sem...  DEUS

Lugar que gostaria de conhecer:  Fernando de Noronha

Qual é o sua mania? De trabalhar

Ìdolos  : Bruno Rafael, Julio Cezar

 

 

 

 

 

0

Entrevista -Na Sala com Tica Soares

 

Edna Lúcia

Edna Lúcia

Eis a entrevista com a professora doutora  Edna Lúcia da Rocha Linhares.

Ela faz uma história bonita na terra das caraubeiras , a diretora do campus da UFERSA Caraúbas Edna  Lucia da Rocha Linhares.

Como diz o escritor George Fraser “Encontre alguma coisa  que você adore fazer e você jamais trabalhará de novo” .

Quero colocar este pensamento para explicar o que sinto com referência a Edna .

Ela ama o que faz por isso o mundo proclama sua competência , sua classe em conduzir os caminhos do Campus desta Universidade.

Veja o seu perfil :

 Graduada  em Agronomia.

 Mestrado em Agronomia/Fitotecnia.

 Títulos:

 Especialista em Carcinicultura.

 Doutorado em Agricultura Tropical.

Atualmente é professora Adjunta II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, ministra a Disciplina Ambiente, Energia e Sociedade.

É Diretora do Campus Caraúbas.

Tem  uma larga experiência na área de Projetos de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente com ênfase em Fisiologia de plantas cultivadas.

“A felicidade não é uma coisa que se adquire, mas algo que se faz” - Marcelene Cox.

Como diz a autora .

A professora , dra Edna conquistou seus tesouros , uma vida profissional invejável, um mundo particular forte e bonito comungando das alegrias e tristezas com seu esposo Francisco Leôncio da Costa Linhares e os filhos  Francisco Leôncio da Costa Linhares Filho e Otavio Levi da Rocha Linhares e com Deus através da sua fé na religião evangélica .

A familia de Edna -seu porto seguro

A familia de Edna -seu porto seguro

A entrevista.

1-  Ser a melhor em um mercado competitivo é também criar uma marca pessoal. Qual é a sua marca?

Determinação e Fé.

2-  O que você espera quando chegam profissionais  para trabalhar neste Campus ?

Compromisso.

3- Qual sua dica para uma pessoa que almeja sucesso profissional?

Pro-atividade, compromisso e empenho.

4-  Quando chegou o chamado “Você” irá trabalhar em Caraúbas qual foi a sua sensação?

Gratidão a Deus. Ele ouviu e honrou minhas orações.

5- Você é uma grande administradora , de carreira brilhante, que chegou aonde poucos chegaram.  Alguma vez houve conflito em administrar sua carreira com a vida pessoal?

Sim. Casei muito cedo, bem no início da minha vida acadêmica, tive meu primeiro filho ainda durante o curso de agronomia.  Então, tudo aquilo que eu queria para minha vida, teria de querer e se esforçar duas, três, quatro vezes mais que meus colegas para conseguir… Mas agradeço a Deus por tudo que Ele me concedeu, meu esposo, meus dois filhos e meu emprego. Sou eternamente grata ao meu Deus, pois sua infinita misericórdia tem me ensinado a conciliar todas as coisas.

6- O mundo fica mais chato com a internet?

A internet sem dúvida nenhuma trouxe acesso e facilidade impar para nossa vida, porém trouxe também o comodismo, descontrole e vulnerabilidade das situações.

7- A que você atribui a harmonia, a capacidade  que conquistou na sua carreira? Se pudesse voltar atrás, mudaria alguma coisa?

Devo muito aos meus familiares, especialmente aos meus pais, que são um grande exemplo para mim; e também ao meu esposo que sempre me apoiou e ajudou a enfrentar e passar por todos os entraves encontrados. Não.  Não mudaria nada, pois todas as decisões e escolhas que tomei não impediram meus objetivos e projetos de serem realizados.

8-   Quais foram as suas melhores  escolhas? Cite-as 3

1.         Aceitar a Jesus como único salvador e redentor da minha alma;

2.         Minha família (esposo e ter tido meus dois filhos)

3.         A trajetória da minha carreira profissional.

9-  Quais os principais desafios que você enfrenta como mulher?

Como mulher “profissional” é mostrar constantemente que  única diferença entre  o sexo homem e mulher é somente na força física.  Como mulher “ mãe e esposa ” é estar presente mesmo estando muita vezes ausente fisicamente.

10-  Qual é a sua concepção de família?

Alicerce e refúgio.

11- Qual a mensagem que vc gostaria de deixar para a posteridade? 

O homem sábio molda-se a si mesmo.

12- Jogo rápido :

A canção da sua vida? A letra de um Hino “A gloria de segunda casa”.             

Livro favorito? A Cabana

Pontos fortes do campus da UFERSA/Caraúbas?.  Compromisso com a educação superior de qualidade, compromisso com a sociedade e o desenvolvimento local.

Felicidade é:  Ter paz consigo mesma.

Bem estar: Estar em comunhão com Deus.

 A melhor coisa : receber um abraço de um filho.

Amizade:  Fundamental na vida.

Amor.  Combustível imprescindível na vida de qualquer ser humano.

 

 

 

0

Entrevista

Hoje,  a entrevista no espaço na Sala com Tica Soares  é com o Arquiteto e Urbanista e Engenheiro de Segurança do Trabalho,  professor.Dr. Clayton César Pereira Barreto ,com doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

     Ele, é ousado, é inteligente e muito comunicativo .

      É da geração de arquitetos modernistas.

      Para o site www.wandilsonramalho.com.br,para Tica Soares entrevistá-lo foi o máximo,afinal aprendemos com ele sobre o mundo da arquitetura, o conhecemos um pouco através desta  entrevista

 

Professor.Dr.Clayton Barreto

Professor.Dr.Clayton Barreto

1-Quando e como optou pela arquitetura?

Minha paixão pela arquitetura iniciou-se por volta dos 10 anos quando observava um pedreiro assentando uma parede. Aquele jogo de montar foi mágico pra mim e me fez querer fazer parte. Aos 15 anos me deparei com um livro que descrevia as profissões e o mesmo me guiou para a engenharia civil, mas depois percebi, que a criatividade estava na arquitetura e que as engenharias de um modo geral, são meio executivos de quem cria e eu queria estar na frente deste processo.

 2-Niemeyer (ícone da arquitetura moderna e um dos brasileiros mais  reconhecidos no mundo),ele teve influência  na sua formação? e como avalia a arquitetura deste famoso arquiteto?

Pouco influência, mas me fez perceber que podemos brincar com os materiais e submetê-los à nossa criatividade como ele fez com o concreto. A arquitetura de Niemeyer exclui a vegetação para não dividir a atenção do observador, são monocromáticas, e algumas como o parque da cidade em natal, pecam no programa de necessidades e não são, nem de longe, sustentáveis e tampouco dialogam com o entorno, como o memorial da América Latina em São Paulo ou o parque dona Lindu no Recife.

3-     Na arquitetura brasileira,  o que mais você admira?

O sistema construtivo de Lelé (João Filgueiras Lima), as cores e formas de Ruy Ohtake, a arquitetura metálica de Sérgio Parada e a sustentabilidade de Viviane teles.

4-    Na sua    opinião quem vai construir, deve contratar um arquiteto? Por quê?

Porque ele é o artista que cria e o técnico que planeja. O resto é o resto.

5-    Um   certo  arquiteto disse ;”Luxo é ser simples”. Você concorda?

Eu retrucaria: pra quê luxo? luxo é excesso e é inacessível para bilhões. Temos que ser inclusivos e desapegados da matéria.

6-    Se ocorresse uma hecatombe no mundo, e você, fosse  incumbido de salvar cinco livros, quais salvaria?

A Biblía, a Odisséia de Homero, a Divina Comédia de Dante, Assassinato no Expresso do Oriente de Agatha Christie, e as Pelejas de Ojuara de Nei Leandro de Castro.

7-    Quais as qualidades  de um bom arquiteto?

Saber ouvir, saber desenhar e saber de tudo um pouco.

8-    Para quem você gostaria de  construir uma casa? E por quê?

Para cada namorada que tive. Elas conviveriam subjetivamente comigo para o resto da vida.

9-    Além da preocupação com o meio ambiente, que outros desafios os arquitetos  enfrentam, hoje em dia?

Entender a própria profissão. Passamos por um processo de redescoberta após 78 anos de convívio com os engenheiros, geógrafos, metereologistas e geólogos no CONFEA/CREA, e muitos arquitetos não entendem que devem ser os coordenadores das obras civis, dominando as demais áreas como o cálculo estrutural, as instalações, os sistemas construtivos, até para podermos dialogar com os outros profissionais que nos ajudam a realizar sonhos. Muitos profissionais se limitam ao projeto arquitetônico e não atuam nas diversas atribuições que temos por lei, e acabamos por difundir uma imagem distorcida para a sociedade.

10-  Fale sobre o Projeto da Revista Perspectiva que você está organizando com os alunos do 8º período de Arquitetura e Urbanismo da UNP-Campus Mossoró..

Um sonho antigo que tenho a oportunidade de dividir com os alunos. Tento instigar neles a paixão pela futura profissão, pois sem tesão não há pão. O conhecimento está nos livros, na internet… mas o amor? Este tem que vir de dentro e ter respaldo no objeto amado e então, ser correspondido. Não fazemos loucuras por amor? Imagina, arquitetura! Pretendemos lançar 1 número por semestre totalmente escrito, fotografado e editado pelos alunos, focando artes, design e arquitetura.

11-  Jogo rápido

*Livros favoritos-  Todos de Agatha Crhistie e a série Harry Porter

  *O que considera bom e mau gosto? O juízo de gosto é subjetivo. O juízo de valor é que é universal

 *Uma frase que lhe marcou e não sai do seu pensamento.” Não siga uma profissão. siga uma vocação.” ALBERT EISNTEIN

  *A raiz de todos os males? O desejo

  *O que mais lhe faz feliz? Fazer bem o que eu gosto de fazer

   *A força mais potente do mundo? A natureza, o que para alguns, é a própria divindade

    *A mais bela de todas as coisas? Aquilo que você mais espera

   *Para quem ou para que, você  tira o chapéu? Para minha mãe, enfermeira e professora Guiomar Barreto, fundadora da Faculdade de Enfermagem da  UFRN e do Instituto de Ensino e Cultura.

     *Um momento importante de sua vida? A aprovação no vestibular, o primeiro beijo, a formatura, a primeira viagem internacional, enfim… a vida é feita de momentos, e este é um deles.

      *O que lê na internet?  Nada! Só ouço música e assisto episódios perdidos das minhas séries preferidas

11-Defina o arquiteto Clayton Barreto?

Quase 15 anos de profissão e às vezes parece que estou começando. Ou seja, estou constantemente aprendendo, mas pra isto, tenho que querer aprender, sair da zona de conforto, e neste processo cometo erros e acertos. Não sou dono da verdade e nem quero ser pois a verdade é relativa

12. Quais os conselhos que você dá aos seus alunos que serão os futuros arquitetos da 1ª turma da Universidade Potiguar – Campus Mossoró que concluirão o curso em 2014?

 Respeitem a opinião dos outros, mesmo que não concordem. Procurem entender a perspectiva do outro antes de criticar. Sejam humildes diariamente e ousados semanalmente e nunca percam a capacidade de se reinventar.

OBRIGADO.

 

        

 

 

0

Lente de Contato(entrevista)

Eis a entrevista com Maria Helena Godeiro Carlos.

Ex primeira dama de Caraúbas….Ela que residiu por muitos anos aqui e, hoje compõe a cena  em Mossoró/RN.

Os pensamentos, os sonhos, o tempo, a vida de Helena Godeiro Carlos .

São 15 perguntas e 15 respostas inteligentes para o deleite do leitor.

Ela sabe curtir a vida…e tem um lema “Viver e não ter vergonha de ser feliz…cantar e cantar e ser um eterno aprendiz”.

Ela diz com todas as letras : Na vida, o mais importante é o tempo de plantar.

Eis na íntegra a entrevista.

1-

1    1- Sua filosofia de vida?

Viva…”Plante o seu jardim e decore a sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores” -Vá a luta.

2- 2- Guimarães Rosa disse: ”Felicidade só em raros momentos de distração”.O que Helena diz?

Felicidade é sesentir em sintonia com o mundo. Ser feliz consiste em aprender a se ver, a ver o próximo, a ver o mundo e a interagir com eles. É preciso conhecer para compreender ,é preciso compreender para aceitar , é preciso aceitar para a amar, quando na verdade :”viver é não ter a vergonha de ser feliz”.

3- 3- Somos parecidos com Deus, quando?

De acordo com os ensinamentos religiosos: ”Fomos criados à imagem e semelhança de Deus”. Portanto, o que nos torna parecidos é a nossa capacidade de amar…Dar vida a outro ser…nossa capacidade de superação.Saber lidar com equilíbrio, nos momentos difíceis ou prazeirosos.

4- 4- O que mais lhe marcou como 1ª dama na terra das caraubeiras?

Primeira dama ,achou um termo muito forte ,mas a minha estada neste patamar,foi marcada pelo trabalho que desenvolvemos junto a Secretaria de Educação.Procurei dar o melhor de mim.Uma gestão marcada por muitos acontecimentos: Primeiro greve dos servidores municipais ,redação do Estatuto do Magistério (minuta);visitas e reuniões em todas as escolas municipais ,enfim, plantei uma boa semente.

Só para ilustrar:Um dia, conversando com uma servidora da educação, ela falou: ”Citei o seu nome no meu relatório de conclusão de curso-Muito do que eu sei ,aprendi no seu tempo”.

Na vida, o mais importante é o tempo de plantar.

5-

5- 5-Uma doce recordação da infância?

São tantas…. Os banhos de rio( que passa atrás de nossa casa em Almino Afonso/RN).

-As brincadeiras de rua “pega pega”,”dama de barra”, as missas na Igreja Matriz (Almino Afonso);brincar com bonecas de pano, brincar com “bois de osso” com os meus irmãos.”Vivia como num sonho ,que boiadeiro era um rei”. São tantas…

6- No convívio social , o que é mais difícil?

6-A mais difícil tarefa do ser humanoécom-viver (viver com).Ponderar-se nas suas escolhas :compreender que cada ser humano é único, e consequentemente a aceitação de cada pessoa como ela é ,facilita os relacionamentos .

7- 7- O que acha mais deselegante numa mulher?

….Entre outras :ser vulgar, ser desonesta, falar alto,fofocas.

8- 8- Como educadora  a sua opinião sobre esta frase  de Rubem Alves:” Um educador é um criador de mundos “.

Ser educador é está realmentecomprometido com as pessoas ,não somente com o conhecimento.É trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada ser ,para que ele possa crescer.É ir mais além, é resgatar consciência.É contribuir para uma sociedade melhor.

Ser educador é exercer amais refinada profissão: criador de mundos.

9- 9- Seus escritos … você pode publicar para o deleite dos nossos leitores?

Minha vida está nos meus poemas ,meus poemas são eu mesma, nunca escrevi uma virgula que não fosse uma confissão…Vamos esperarpara a noite de autógrafos .

1010-Livros cuja leitura fizeram ou fazem bem a você?

Vou citar autores:Cecília Meireles, Carlos Drumond ,Fernando Pessoa, Machado de Assis ,Paulo Coelho,poetas românticos brasileiros, revistas ,jornais, enfim ,sou uma devoradora das letras.

11- 11- JOGO RÁPIDO

Família- base da sociedade.

Gratidão-demonstração de caráter. O maior defeito é a ingratidão.

Casamento- “As pessoas nãose precisam,elas se completam …Não por serem metades,mas por serem inteiras,dispostos a dividir objetivos comuns,alegrias e vida….laço indissolúvel”

Filme- E o Vento Levou,Girassóis da Russia ,Em Busca da Felicidade..

Amizade- Não se define,sente-se.

Filhos- Razão de viver: Maximliano,Catharinae Marinaldo Filho.

Saudade- é a falta.Um dia a saudade deixa de ser dor e vira história prá contar e guardar sempre.

Algumas pessoas são sim, eternas dentro da gente.

João Marinaldo de Holanda

Francisco Godeiro Carlos

Rita Monteiro Carlos.

Amor – Não se envolver com uma pessoa perfeita, aquelas dos nossos sonhos .

Amar é encontrar alguém que nos transforme no melhor que precisamos ser.

12- 12- O que você acha do povo de Caraúbas, como caraubense adotada?

Hospitaleiro.Aí construí amizades verdadeiras.

13- 13- A vida é um aprendizado.Quais as lições aprendidas?

Esperar…o tempo é o senhor da razão.

14- 14- Deixe umas palavrinhas para os leitores.

Dizer as pessoas que nada foi em vão.Que o amor existe, que vale a pena se doar a famili8a,as amizades,as pessoas e que a vida é bela sim…a vida é bonita,é bonita, é bonita.

15- 15-Suas 7 maravilhas .

1-Deus

2-Saúde

3-Familia

4-Filhos-Maximiliano, Catharina e Marinaldo Filho.

5-Amigos

6-Paz

7-Consciência tranquila.

Meu nome é o meu maior patrimônio –Maria Helena Godeiro Carlos.

Obrigada.

0

Entrevista com Dra.Adriana Afonso

Dra Adriana Afonso

Quanto orgulho para  os caraubenses!

Uma filha dos caraubenses Carlos Afonso e Socorro Oliveira, a dra Adriana Afonso  brilha em Fortaleza-CE como Cirurgiã Plástica bem conceituada.

Ela, já fez inúmeras cirurgias em mulheres daqui da região e em Fortaleza…

Como diz o ditado  a voz do povo é a voz de Deus ..o que se fala desta mulher ..cirurgiã, humana , competente,séria em seu trabalho  temos que publicar .

Ela é casada com Alfredo  Lopes e tem dois filhos Ana Carolina e Alfredo Junior.

Veja a entrevista:

 

1- Primeiro , gostaria que se apresentasse, falasse um pouco da sua formação e sua trajetória profissional.

Sou cirurgiã plástica membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, me orgulho muito desse título, pois é muito duro o caminho para chegar até aqui, fiz residência médica durante 2 anos em cirurgia geral e mais 3 anos em cirurgia plástica, depois fazemos uma prova teórica e outra prática para podermos receber esse certificado. É um selo de qualidade para o cirurgião! Já tenho 10 anos de experiência em cirurgia plástica. Temos procurado sempre nos aperfeiçoar mais, frequentando congressos nacionais e internacionais. No ano passado participei do Dallas Rhinoplasty Symposium, um curso para os masters em cirurgia de nariz, realizado nos EUA.

2-Quais os tipos de cirurgias plásticas que realiza.

Apesar de termos uma formação bem completa em todas as áreas, meus pacientes de consultório buscam as cirurgias estéticas e foram nelas que focamos e investimos como: próteses de mama, vibrolipoaspirações, abdominoplastias, rinoplastias, facelifting, blefaroplastias, otoplastias, etc.

3-A plástica sofre influência da moda?

Sim, por exemplo, vamos citar o padrão de cirurgia plástica mais procurado nas décadas de 80 que era a mamoplastia redutora. Com a globalização, o padrão americano de mamas maiores foi tomando espaço no Brasil e hoje as pacientes desejam próteses de mama cada vez maiores.

4-Qual o primeiro passo para quem  quer fazer uma cirurgia plástica?

Escolher um excelente profissional, que tenha uma formação sólida, seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, uma boa indicação é muito importante, saber que esse profissional já realizou cirurgias em outras pessoas próximas e que elas o indicam.

5- Botox, preenchimentos, peelings, realmente têm um efeito definitivo sobre a pele, ou seja, impedem que a pessoa precise se submeter a uma cirurgia plástica?

Costumo falar muito para minhas pacientes que não existe uma só receita para manter a juventude! Existe sim um conjunto de atitudes que podem nos ajudar: ser feliz, não fumar, evitar o sol, usar botox, preenchimentos, peelings, lasers…. Essas armas que dispomos atualmente tem realmente adiado o momento da cirurgia plástica para rejuvenescimento facial, mas a cirurgia ainda tem suas indicações.

6-O Brasil é o segundo país em cirurgias plásticas do mundo.A magreza , a moda ou o corpo perfeito faz com que procure a cirurgia.São esses os motivos para a grande procura?

O Brasil é um país de clima tropical, temos um extenso litoral que nos convida a expormos nossos corpos. Somos um povo muito feliz que quer está bem consigo mesmo. O Brasil também teve com a escola do professor Ivo Pitanguy a formação de excelentes cirurgiões plásticos e a divulgação de nossa especialidade no Brasil e no exterior. No livro” Direito a Beleza”, o professor tenta retirar o preconceito sobre as pessoas que desejam realizar cirurgias plásticas .

7=Alguma paciente já foi orientada por você para não aumentar a mama?

Sim, pois ela já tinha uma mama de tamanho ideal, só estava um pouco flácida, então realizamos uma mastopexia, ou seja, uma suspensão da mama sem necessidade de próteses.

8-Até que ponto os padrões de beleza da sociedade influenciam a mulher atual?

A mulher atual ainda segue muito os padrões de beleza e isso é inerente do ser humano, todos querem ser normal, e o que é ser normal? É está parecido com a maioria.

9 Por que as pessoas têm tanto medo de envelhecer?

Acredito que as pessoas não tenham medo de envelhecer e sim de ficarem com uma imagem que não retrata a juventude de seu interior.

A expectativa de vida da população tem aumentado, as pessoas agora vivem até seus 80 , 100 anos. Muitas dessas pessoas dirigem, trabalham, viajam, administram suas empresas e não se sentem idosos, as linhas de expressão em seus rostos podem não ser compatíveis com o momento em que aquele indivíduo está e eles nos procuram para se adequar a sua realidade.

10=Parafraseando Vinicius de Moraes que diz”As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental” . Verdade ou pura poesia?

A beleza é cultuada desde a antiguidade, Afrodite era a deusa grega da Beleza. A beleza é uma arte, é algo que nos sobressai aos olhos e embota nossa visão, é um elo entre o olhar e as emoções, o coração.

No entanto, a beleza não reside em algo isolado, uma imagem e nada mais, é muito mais complexo, um conjunto do ser como um todo; corpo e alma. Quem nunca se deparou com uma mulher ou homem belíssimos e após minutos de uma conversa banal, todo o encantamento havia se dissipado?

Dra Adriana e familia em momentos de lazer.

 

11A beleza da mulher está na alma ou no corpo?

Na alma e no corpo, uma complementando a outra.

12-Jogo rápido

Um livro: Mar Morto de Jorge Amado.

Um sonho realizado: Ser cirurgiã plástica, esposa e mãe.

Nunca: Perder a fé

Uma personalidade: Jesus

Receita de sucesso: Fazer o que gosta de fazer

A felicidade: Momentos de paz

A beleza: Um presente de Deus

Um homem e uma mulher : Meus pais

O que lhe inspira..: O muito obrigada de uma paciente satisfeita.

 

0

Entrevista da cabeleireira Nega Maia a Tica Soares

Nega Maia

A entrevistada de hoje é a cabeleireira Nega Maia .Ela que conquista seus clientes com detalhes simples e elegantes, adjetivos que pertencem a ela.

Em sua entrevista na entrelinhas deixou perceber que para ela todas as clientes são especiais e merecem sentirem-se lindas e amadas todos os dias, independente de estilo ou idade.

Nega Maia é muito querida e tem uma vasta clientela.

Entrevistá-la foi o máximo.

Obrigada,minha amiga .

Eis a entrevista.

1-Você é cabeleireira há quantos  anos em nossa cidade.. Sempre quis ser cabeleireira?

Há 38 anos .E desde o inicio quando me descobri que minha profissão seria cabeleireira até hoje continuo apaixonada pelo que faço e fico feliz em tornar os meus clientes mais belos no tocante ao visual dos cabelos.

Mas, antes de ser cabeleireira fui costureira.Sei que as duas se confundem pois representam arte,dom.

 

2-Você é famosa e muito respeitada pelo seu trabalho. Como faz para se atualizar?

Sempre participo de feiras e encontros em todo o país .Ex.Nas feiras nacionais como Hair Brasil em São Paulo, Encontro das Estrelas em Recife e faço parte da Associação dos Cabeleireiros do Ceará.

 

3 O que mais gosta no dia-a-dia do seu trabalho? E o que não gosta?

Embelezar minhas clientes fazendo com que as mesmas se sintam realizadas,bonitas.

O que não gosto ainda não encontrei.

4-Ser cabeleireira permite um contato direto com diversas pessoas e a conversa flui naturalmente.  Como é, para você, ter contato com tantas pessoas diferentes e conhecer um pouco das histórias de cada uma? Dá para aprender com elas?

É maravilhoso ter contato com tantas pessoas diferentes,não só no salão,como nos encontros, pois aprendo novas culturas,faço vínculos de amizades, e também existem trocas de experiências,não só profissional com também pessoal.Tudo isso não deixa de ser um aprendizado maravilhoso.

5-Quais são os serviços oferecidos no seu salão?

Cortes,escovas definitivas, progressivas e técnica,balaiagem, mechas,californianas,cauterização e penteados .

6- Outras pessoas vêm de  outras terras só para cortar os cabelos com você. Você tem muitas clientes de outras cidades?

Sim.E isso me deixa realizada como profissional,pois além de embelezar a clientela da minha cidade,sou solicitada por clientes da região e outros estados

 

7=Sua profissão exige muita dedicação e, com isso, às vezes, sobra pouco tempo com a família. Como você faz para otimizar seu tempo  e curtir momentos de prazer com eles.

Nos poucos momentos que tenho,procuro me dividir como mãe,irmã e avó, em encontros familiares no nosso sítio Juazerinho e ainda aproveito os passeios dos domingos e feriados com meus filhos e netos .

8=Qual a ligação entre a beleza da mulher e o  cabeleireiro ?

É o prazer de deixar cada cliente feliz e realizado de acordo com sua personalidade

 

9= O erro mais constante  das mulheres no tratamento de suas madeixas?

As vezes desejarem algo que não cabe ao seu perfil.

10-Responda rápido :

-Quem é Nega Maia ..Simples, perfeccionista,tranqüila,emotiva,muito família,religiosa ,humilde e batalhadora.Fechando :Eu me considero uma pessoa que venceu muitos obstáculos na vida.

Amigos são… : . Pessoas que sabem elogiar e criticar na hora certa e também para se trocar idéias.

Família é… : É a base de tudo.

Deus:Tudo em nossas vidas,sem Deus não existe sonhos,vontade de viver,fé para se manter forte em todos os momentos.

Suas 10 maravilhas do mundo:

1-Deus

2-Minha família.

3- Viagens de lazer e capacitações para meu crescimento profissional.

4- Não sentir inveja

5- Ouvir boas musicas

6- Meus amigos

7- Não maltratar os animais.

8- Trabalho.

9- Respeitar o próximo

10- Saúde,paz, sinceridade e serviço ao próximo